TCC’s

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Defesa de TCC’s dos formandos 2016 (2013-2016)

Abaixo segue a relação dos trabalhos desenvolvidos, com os respectivos professores orientadores e os membros das bancas de avaliação.

Defesa de TCC’s dos formandos 2015 (2012-2015)

Abaixo segue a relação dos trabalhos desenvolvidos, com os respectivos professores orientadores e os membros das bancas de avaliação.

Defesa de TCC’s dos formandos 2014 (2011-2014)

Abaixo segue a relação dos trabalhos desenvolvidos, com os respectivos professores orientadores e os membros das bancas de avaliação.

Defesa de TCC’s dos formandos 2013 (2010-2013)

Abaixo segue a relação dos trabalhos desenvolvidos, com os respectivos professores orientadores e os membros das bancas de avaliação.

Defesa de TCC’s dos formandos 2012 (2009-2012)

Abaixo segue a relação dos trabalhos desenvolvidos, com os respectivos professores orientadores e os membros das bancas de avaliação.

Parâmetros para Conservação e Higienização de Espécimes taxidermizados: estudo de caso da coleção Carlos Ritter – Pelotas/RS.

Aluno: André Luiz de Vasconcelos Medeiros

Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador, Prof. José Eduardo Figueiredo Dornelles – Instituto de Biologia / UFPEL

——-

História da Conservação e Restauro na cidade de Pelotas: o atelier de Conservação e Restauro do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, antecedentes e história.

Aluna: Claudia Fontoura Lacerda

Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador, Profª. Andréa Lacerda Bachettini

——-

Análise e crítica de intervenções nos vitrais do educandário Coração de Maria, Rio Grande/RS.

Aluna: Enilda Maria Benemann de Almeida

Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador, Profª. Andréa Lacerda Bachettini

——-

Estudo dos vitrais do Instituto São Benedito da cidade de Pelotas/RS: Diagnóstico do estado de conservação e proposta de intervenção para o painel da fachada externa.

Aluna: Flávia Silva Faro

Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador, Profª. Carla Rodrigues Gastaud

——-

Um estudo sobre a conservação do altar de Santa Luzia.

Aluna: Fabiane Rodrigues Moraes

Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador, Profª. Carla Rodrigues Gastaud

——-

Levantamento e Identificação de Manifestações Patológicas na Capela Funerária.

Aluna: Deizi Rodrigues Neugebauer

Banca: Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho– Orientador, Prof. Roberto Heiden

——-

Faianças: materiais e técnicas adaptadas ao restauro de peças agregadas ao exterior das fachadas.

Aluna: Juliana Correa Vergara

Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador, Profª. Carla Rodrigues Gastaud

——-

Senhoras tomando chá” – Pinacoteca Matteo Tonietti – Rio Grande/RS – O papel do conservador e restaurador na análise do estado de conservação e a discussão preliminar ao restauro.

Aluna: Ângela Marina Macalossi

Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador, Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho

——-

As pinturas murais do teto do foyer do Theatro Guarany.

Aluna: Lisiane Gastal Pereira

Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador, Prof. Roberto Heiden

——-

Estudo sobre os exames realizados nas pinturas do acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.

Aluno: Gilson Barbosa

Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador, Prof. Roberto Heiden

——-

Peritagem e revisão documental de obras atribuídas à pintora Marlene Abrantes Kerr na Coleção Ex-Alunos da EBA do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.

Aluna: Paula Wiener Reisser

Banca: Prof. Pedro Luís Machado Sanches – Orientador, Prof. Wilson Marcelino Miranda – Centro de Artes/UFPEL

——-

Ações de conservação preventiva no controle de pragas do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Aluno: Miriam Silveira Campos

Banca: Profª. Silvana de Fátima Bojanoski – Orientador, Profª. Andréa Lacerda Bachettini

——-

A reconstrução da memória de uma Casa-Museu: Diagnóstico de conservação de uma amostragem da coleção de pintura da Casa Museu Fernando de Castro – Porto/Portugal.

Aluno: Michele Martins Afonso

Banca: Profª. Doutora Juliane C. Primon Serres – Orientadora, Prof. Mestre Roberto Heiden (UFPel)

——-

Defesa de TCC’s dos formandos 2011 (2008-2011)

Abaixo segue a relação dos trabalhos desenvolvidos, com os respectivos professores orientadores e os membros das bancas de avaliação.


Estratégias para iluminação dos Bens Culturais e os dilemas do Conservador-restaurador: A conciliação entre a visualização e a preservação.

Aluno: Ricardo Jaekel dos Santos

Banca: Prof. Me Roberto Heiden – Orientador, Prof. Me Silvana Bojanoski

——-

Conservação de pinturas em Ambientes Inadequados: estudo da Pintura “Alegoria do Sentido e Espírito da Revolução farroupilha” de Hélios Seelinger.

Aluno: Consuelo Vaz Robe

Banca: Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini – Orientador, Prof. Me. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho

——-

O conservador em conflito: A iluminação em Museus com proposta para inclusão de deficientes visuais.

Aluno: Geanine Vargas Escobar
Banca: Prof. Dr. Francisca Michelon
– Orientador, Prof. Me Tatiana Lebedeff

——-

Restauro de um Leque Mandarim pertencente ao Museu Municipal da Baronesa, Pelotas- RS.

Aluno: Isabel Halfen da Costa Torino

Banca: Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini – Orientador, Prof. Me Silvana Bojanoski

——-

Termos e modos de fazer relacionados ao estuque denominado de escaiola nos revestimentos de paredes no sec. XIX.

Aluno: Fábio Galli Alves

Banca: Prof. Dr. Pedro Luis Machado Sanches – Orientador, Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini

——-

Decorações aplicadas em Pastiglio: Análise da viabilidade de uma nova técnica de restauro.

Aluno: Verônica Coffy Bilhalba dos Santos

Banca: Prof. Dr. Pedro Luis Machado Sanches – Orientador, Prof. Dr. Margarete Regina Freitas Gonçalves

——-

Terminologia de conservação de papel: uma ferramenta necessária.

Aluno: Silvana Salazar Aranibar

Banca: Prof. Me Silvana Bojanoski – Orientador, Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini

——-

Levantamento histórico e iconográfico do Monumento Funerário “Adalgisa, Amelinha e Octacianinho.

Aluno: Fabiana Batista Alfonsin

Banca: Prof. Me Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho – Orientador, Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini

——-

Reversibilidade ou Retratabilidade? Discutindo o Critério na teoria da conservação-Restauração em Brandi e Muños Vinãs.

Aluno: Karen Velleda Caldas

Banca: Prof. Dr. Maria Letícia Mazzucchi Ferreira – Orientador, Prof. Me Daniele Baltz da Fonseca

——-

O conservador na gestão de acervos arqueológicos: um estudo de caso do sítio Guarani OS-03 Totó (RS-Brasil).

Aluno: Mara Lúcia Carret de Vasconcelos

Banca: Prof. Dr. Jaime Mujica Sallés – Orientador, Prof. Dr. Pedro Luis Sanches; Prof. Me Diego Ribeiro

——-

Avaliação de materiais para reentelamento em regiões com alta porcentagem de umidade.

Aluno: Janaína Huth Mesquita

Banca: Prof. Dr. Jaime Mujica Sallés – Orientador, Prof. Me Roberto Heiden

——-

A conservação e restauração de metais: o caso do acervo do Esporte Clube Pelotas.

Aluno: João Eduardo Abduch Rodrigues

Banca: Prof. Me Roberto Heiden – Orientador, Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini

——-

Redescobrindo as pinturas florais da plateia do Theatro.Guarany: Um laboratório para a conservação e restauro- Pelotas, RS.

Aluno: Eduardo Nobre Medeiros

Banca: Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini – Orientador, Prof. Me Roberto Heiden

——-

Iconografia Maçônica nas Carruagens Fúnebres de Pelotas.

Aluno: Luciane Pacífico dos Santos

Banca: Prof. Me Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho – Orientador, Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: