Curso de Conservação e Restauro da UFPel formou sua primeira turma em fevereiro de 2012.

19 04 2012

No dia 11 de fevereiro de 2012, no auditório Wilson de Oliveira, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no campus Capão do Leão, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi realizada a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFPEL. O Curso de Conservação e Restauro do ICH é o primeiro curso criado em decorrência do REUNI, na UFPEL, a formar profissionais.

Concluíram os estudos Consuelo Vaz Robe, Eduardo Nobre Medeiros, Fábio Galli Alves, Fabiana Batista Alfonsín, Geanine Vargas Escobar, Isabel Halfen da Costa Torino, Janaína Huth Mesquita, João Eduardo Abduch Rodrigues, Karen Velleda Caldas, Luciane Pacífico dos Santos, Mara Lúcia Carret de Vasconcelos, Ricardo Jaekel dos Santos, Silvana Salazar Aranibar e Verônica Coffy Bilhalba dos Santos. Agora não mais estudantes e sim conservadores-restauradores de bens culturais!

A Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini foi homenageada com o título de Paraninfa da turma. Andréa realizou um discurso bonito e emocionado. Exaltou o esforço despendido pelo corpo docente no processo de consolidação do curso, falou sobre a importância e o engajamento decisivo da turma de alunos que passavam pela formatura, e ressaltou a importância da profissão de conservador-restaurador de bens culturais. A turma de formandos 2012 do Curso de Conservação e Restauro do ICH/UFPEL chama-se turma Prof. Roberto Heiden, que foi homenageado com o título de Patrono. Também os Profs. Dr. Jaime Mujica Salles, Dr. Pedro Luis Sanches, Dr. Maria Letícia Mazzucchi Ferreira e Profa. Me Silvana Bojanoski participaram da composição da mesa, como professores homenageados. O técnico em restauro, Jeferson Sallaberry, foi o funcionário homenageado.

A Professora Dra. Lorena Almeida Gill, diretora em exercício do ICH/UFPEL,presidiu a Cerimônia, junto do secretário geral do ICH, Mário Ayres da Silveira. No discurso de encerramento, Lorena falou sobre a importância do curso no contexto do Instituto de Ciências Humanas, exaltou o trabalho dos professores, técnicos administrativos e dos estudantes, além de parabenizar a vitória dos estudantes com a obtenção do título. A professora Lorena representou a reitoria da UFPEL, que não enviou representação oficial.

Após a cerimônia, os estudantes e seus convidados se dirigiram para suas festas particulares. Toda a movimentação desta noite ficou na história dos envolvidos. A formatura desta primeira turma é o primeiro passo da consolidação do sonho de um grupo de trabalho esforçado, de alunos comprometidos, e de uma categoria que busca o seu devido e necessário reconhecimento. Todos estão de parabéns!


Ações

Information

2 responses

23 05 2012
Nelyane Santos

Em dezembro de 2011 uma outra turma de graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis conclui o curso, sendo também a primeira na Escola de Belas Artes da UFMG. Tive o privilégio de estar entre as 7 formandas. Gostaria de dar este depoimento com maior orgulho e empolgação, mas ao completar quatro meses de desemprego percebo o quanto o mercado de trabalho ainda precisa se constituir e nós temos que nos responsabilizar pela luta de valorização e reconhecimento da profissão. Desta maneiro quero parabenizar os também formandos, convidando-os a serem colegas nessa luta e não concorrentes nessas disputas impostas pelo mercado, pois antes de tudo precisamos nos unir pela preservação do nosso patrimônio cultural.
Nelyane Santos
Historiadora e Conservadora-Restauradora

30 05 2012
conservacaorestauro

Prezada Neylane! Parabéns por sua vitória! Estaremos na torcida para que muitas outras venham pela frente! Nossa área é jovem! Dessa forma, de fato, você, assim como nossos formandos, que já foram pioneiros nos estudos, deverão ser também pioneiros no desbravamento do mercado de trabalho. Os espaços para conversadores/restauradores tem sido historicamente ocupados por artistas, arquitetos, historiadores, e profissionais com formações de outra natureza. Desta forma, é natural que no início haja uma certa disputa entre grupos que querem ocupar o seu espaço e grupos que estão protegendo um espaço já ocupado. A formatura de nossa turma foi bastante recente. Não temos ainda informações detalhadas sobre os rumos que todos os egressos tomaram. Porém, temos a notícias de dois egressos que foram aprovados em concursos públicos para conservador/restaurador, e de cinco egressos que optaram por continuar seus estudos em nível de pós-graduação, mestrado no caso. É dever de todos nós batalharmos pela consolidação da área!

Sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: