Aluna do curso de Conservação e Restauro é premiada no XX Congresso de Iniciação Científica da UFPel

19 11 2011

Os professores e colegas do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFPel parabenizam a aluna Geanine Vargas Escobar e a orientadora Francisca Michelon  pela premiação no XX Congresso de Iniciação Científica e III Mostra Científica na modalidade pôster.


Ações

Information

2 responses

20 11 2011
Silvio Cesar Silva

Essa premiação se deve à excelencia dos professores do curso Conservaçao e Restauro.
Parabens!

24 12 2011
Geanine Escobar

Título do trabalho

“O Conservador em conflito: A Iluminação de Acervos em Exposições Museais com Proposta para Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual”

Resumo
Esta pesquisa versa sobre a problemática do controle da Iluminação como fator determinante para a conservação de acervos, quando se trata de projetá-la em exposições cuja proposta é a inclusão de públicos de pessoas com deficiência visual. O trabalho busca ampliar a discussão sobre o papel do conservador como um agente cultural, pensando em como a sua posição em relação à conservação dos acervos apresenta-se conflitante quando o museu se propõe a incluir públicos com deficiência visual. A pesquisa visa contribuir para sensibilização dos conservadores-restauradores para o trabalho com inclusão no interior da instituições culturais, propondo uma reflexão diante de medidas a serem tomadas no âmbito da Iluminação.

Dentre os 223 trabalhos da grande área das Ciências Humanas, foram selecionadas as 16 apresentações de maior destaque para o segundo turno de avaliação. Geanine teve oportunidade de apresentar novamente sua pesquisa a outra Comissão da mesma área de conhecimento, sendo a aluna representante do Curso de Conservação e Restauro/ICH/UFPel no 2º Turno do XX CIC.

Após a avaliação no 2º turno, no dia 17 de novembro, foi divulgada a lista dos três trabalhos de maior destaque de cada grande Área de Conhecimento, meramente nominal, sem explicitar colocações, propositalmente, pois os nomes foram revelados somente no dia 23 de novembro, na Cerimônia de Encerramento do evento, realizada no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas. A aluna Geanine Vargas Escobar, com a orientação da Prof. Dra. Francisca Michelon, foi premiada com “Troféu Jovem Pesquisador” em 1º Lugar na Grande Área das Ciências Humanas!

Salientamos que é de suma importância para o jovem cientista, participar do Congresso que é reconhecido e apoiado pela Capes, Fapergs e CNPq, por este motivo o objetivo do evento não foi julgar o mérito científico dos trabalhos, mas sim incentivá-los em suas carreiras. científicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: