I Encontro sobre ações de resgate de acervos culturais e implantação do Comitê Regional do Escudo Azul

12 07 2011

No dia 04 de agosto de 2011 o Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do Instituto de Ciências Humanas da UFPEL irá realizar o I Encontro sobre ações de resgate de acervos culturais com a implantação do Comitê Regional do Escudo Azul.

O evento irá ocorrer no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas e conta com palestrantes do Brasil e do Exterior (ver divulgação e documentação para inscrição). Para participar do evento é necessário o preenchimento de ficha própria e envio da mesma para o e-mail escudoazulgaucho@gmail.com, que também pode ser utilizado para dúvidas e informações.

Os Cursos de graduação em Conservação e Restauro, Museologia e o Mestrado em Memória e Patrimônio da UFPEL, irão criar o Comitê Gaúcho do Escudo Azul, com sede na UFPEL. O Escudo Azul é uma organização internacional profissional independente, que trabalha em parceria com a UNESCO e mantém um programa internacional voltado à realização de ações que dêem respostas a situações de emergência que coloquem em risco o Patrimônio Cultural. O Escudo Azul tem sua sede internacional no International Council of Archives em Paris e equivale à Cruz Vermelha Internacional, neste caso, ele está voltado a preservação do Patrimônio Cultural em risco. A organização visa articular um movimento internacional dos países, objetivando a salvaguarda e proteção dos bens culturais no mundo.

A declaração da reunião dos comitês do Escudo Azul realizada em Haia em setembro de 2006 estabeleceu a criação de uma Associação dos Comitês Nacionais do Escudo Azul, dividindo as funções administrativas e de informação com as do Escudo Azul. Os Comitês do Escudo Azul têm sido criados em diversos países e trabalham pela conscientização dos perigos que sofre o patrimônio cultural.

O Comitê Brasileiro do Escudo Azul pode autorizar a criação de novos comitês em outros estados, sob a sua tutela, como órgão central sediado no Rio de Janeiro. O Brasil é o único país que está criando comitês regionais. O primeiro Comitê criado foi o Comitê Baiano do Escudo Azul na Universidade Federal da Bahia. O Comitê Paulista do Escudo Azul foi criado em dezembro de 2008 e, em novembro de 2010, foi criado o Comitê Mineiro do Escudo Azul, situado na UFMG. A página na web do Comitê Brasileiro do Escudo Azul está sediada no endereço www.escudoazul.arquivonacional.gov.br

A programação e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do ICH/UFPEL. Apoiam este evento a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), a Associação dos Conservadores e Restauradores do Rio Grande do Sul (ACOR-RS), a Secretaria de Cultura Municipal de Pelotas, o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPEL, o Curso de Museologia do ICH/UFPEL, Grupo PET do Curso de Conservação e Restauro do ICH/UFPEL e a UFPEL.

Obs: Para download  da ficha de inscrição click  em  “Download” .

“Download”


Ações

Information

2 responses

18 07 2011
4 08 2011
Silvana

Foi um super encontro!!!
Muito legal esta iniciativa do pessoal do curso!
Parabéns!
besos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: