CURSO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PARTICIPA EM ATIVIDADES NO URUGUAI.

4 12 2010

O grupo de pesquisa sobre conservação de artefatos arqueológicos, constituído pelo Prof. Jaime Mujica Sallès e alunos do 3º e 5º semestre do Curso de Conservação e Restauro da UFPel, esteve no Uruguai, entre 4 a 10 de outubro de 2010 e participou do curso e do encontro Internacional oferecidos pelo “Programa de Arqueología Subacuática (PAS) da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (FHCE/UdelaR).

Em Montevidéu, o grupo participou do curso “La Conservación: Métodos y Técnicas para la protección del Patrimonio Cultural Sumergido”, ministrado pelo químico farmacêutico Miguel Castiglioni, que versou sobre as patologias apresentadas pelos materiais metálicos e madeiras submersas em água salgada, bem como metodologias e práticas de tratamento. O Diretor do Museu Nacional de Antropologia e Arqueólogo Arturo Toscano e o Licenciado Nelson Barros lideraram o grupo que esteve acompanhado também de pesquisadores de outras instituições, em visitas técnicas que observaram as condições do gerenciamento institucional do patrimônio arqueológico uruguaio.

Em Piriápolis (Uruguai), o grupo participou do “Primer Encuentro Regional sobre el Patrimonio Cultural Marítimo y Costero”. Foram apresentados os trabalhos “A Interdisciplinaridade Aplicada no Sítio Arqueológico Guarani PS03 Totó – Laguna dos Patos, Pelotas, RS (Brasil)” e “La experiencia de campo en la formación del conservador-restaurador para la conservación del patrimonio arqueológico”. Estas comunicações, embasadas em práticas de campo interdisciplinares desenvolvidas em 2010, objetivaram valorizar a preservação do patrimônio arqueológico já a partir do ato de planejamento das escavações, fomentando o diálogo com historiadores, arqueólogos e antropólogos da América Latina. Também em Piriápolis, o grupo conheceu o sítio pré-histórico de maior antiguidade no Uruguay (no Cerro de los Burros) e observou in situ fragmentos líticos oriundos da fabricação de instrumentos pré-históricos.

Os alunos que participam desta linha de trabalho e pesquisa já apresentaram anteriormente trabalhos no “I Ciclo Sul-americano de Conferências de Arqueologia Pré-histórica”, e na “II Semana Acadêmica de Arqueologia” (05.2010) em Rio Grande e no “VII Encontro Regional de Arqueologia: Arqueologia, Patrimônio e Desenvolvimento” (09.2010) em Jaguarão – RS.

O grupo de pesquisadores relata que o conjunto das atividades desenvolvidas, têm consolidado junto a outros grupos, a percepção sobre a importância da conservação do patrimônio arqueológico, ao problematizar as práticas habituais de pesquisa arqueológica na América Latina, e comportamentos disciplinares já consolidados.


Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: