Curso de Conservação e Restauro promove palestras com Valéria de Mendonça, Restauradora da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

20 06 2010

A restauradora Valéria de Mendonça, coordenadora do Laboratório de Conservação e Restauro do Museu Pinacoteca de São Paulo, esteve presente no Curso de Conservação e Restauro do ICH/UFPEL nos dias 15 e 16 de junho. Ela apresentou duas conferências: A interação do Conservador-restaurador com os profissionais das instituições culturais e Conservação preventiva de acervos.

O evento foi organizado pelo Curso de Conservação e Restauro do ICH/UFPEL e pelo Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (ICH/UFPEL). A participação de alunos e professores na organização das atividades foi fundamental, traduzindo-se no seu sucesso. Após a palestra, o público foi recebido com uma “festa junina”.

Valéria abordou a Conservação e o Restauro dos Bens Culturais a partir das suas diferentes especificidades: desde os agentes externos e internos para sua realização e envelhecimento, até a preservação dos objetos e os meios para sua proteção e recuperação. Valéria falou sobre a profissão de Conservador, suas vantagens e dificuldades, respondendo as perguntas do público interessado.

Os debates tiveram como ponto de partida sua experiência em frente ao setor de Conservação e Restauro da Pinacoteca do Estado de São Paulo, a saber, um dos museus mais importantes de toda a América Latina. Valéria também visitou museus da cidade de Pelotas e projetos de extensão realizados por professores e alunos do curso de Conservação e Restauro, efetivando uma produtiva interação com todos.


Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: