Disciplinas

A legislação brasileira divide o Patrimônio Cultural entre Bens Imóveis (patrimônio Edificado) e Móveis, o que repercute nos demais espaços e trâmites relativos ao Patrimônio Cultural. Este curso foca o patrimônio constituído pelos Bens Culturais Móveis, ou seja: obras de arte, fotografias, documentos e livros, objetos decorativos e utilitários, bens etnográficos e arqueológicos, e os bens culturais integrados, tais como pinturas murais, afrescos, elementos em estuque, adornos e aberturas, etc.

O curso é noturno, com ingresso anual de 36 alunos. Tem duração mínima de três anos e meio (sete semestres) e máxima de seis anos (12 semestres). Apresenta carga horária mínima de 2400 horas, constituída por 1.972 horas/aula de disciplinas obrigatórias (1644 horas) e 331 horas/aula de disciplinas optativas ou livres (276 horas). O aluno deve realizar trabalho de conclusão de curso e estágio curricular obrigatório (com 150 horas de duração), além de ter 330 horas de participação em atividades complementares (projetos de pesquisa, extensão e ensino).

O perfil do curso tem base também em documentos internacionais voltados para a Conservação e Restauro de Bens Culturais, tais como o código de ética lançado pelo ICOM: “O Conservador-restaurador: uma definição de profissão”.

O Projeto Pedagógico do curso tem como estratégia pedagógica a organização das disciplinas que integram o currículo do curso, selecionadas de modo a desenvolver três “abrangências de conhecimento”.

São elas: 1- Um conhecimento técnico/científico; 2 – Um domínio prático de trabalho; 3 – Um conhecimento humanístico. Estas abrangências nortearam a organização curricular.

O conhecimento técnico-científico foca questões relacionadas às propriedades químicas, físicas e biológicas dos Bens Culturais e suas relações com fatores internos e externos, além das tecnologias aplicadas à conservação e restauro dos bens culturais, a partir de disciplinas como: Ambiente e Conservação, Materiais, técnicas e metodologia para Conservação e Restauro, Agentes biológicos de deterioração, Conservação e Restauro de Bens Culturais em Papel I e II, Conservação e Restauro de Bens Culturais em Madeira I e II, Conservação e Restauro de Pinturas I e II, Métodos de exame e análise dos materiais e Bens Culturais e Química aplicada à Conservação e Restauro.

Com o exercício de um domínio prático de trabalho, espera-se ampliar a capacidade de trabalho, a prática e a percepção artística, e o aprimoramento de habilidades manuais dos alunos, a partir das disciplinas de: Materiais e Técnicas de Bens Culturais I, II e III, Gestão do Patrimônio e Políticas Públicas de Preservação, Pesquisa Arquivística e Documental e Peritagem de Obra de Arte.

O Conhecimento humanístico é necessário para que o Conservador/restaurador reconheça o valor cultural daquilo com que trabalha, tendo posicionamento crítico em suas decisões e ações profissionais durante processos de conservação e restauração. Constitui-se pelas disciplinas de: Teorias da Conservação e do Restauro, Seminários em Memória e Patrimônio, Metodologia da Pesquisa, Seminário de Orientação, Iconologia e Iconografia, História da Arte I e II e História da Arte no Brasil.

É importante ressaltar que estas três abrangências não estão pensadas como dissociadas. Esta divisão tem como função dar diretrizes para ao curso e, deve-se considerar ainda que o aluno não está limitado ao rol de disciplinas obrigatórias, na medida em que existem espaços no currículo para diversificar a sua formação, a partir das atividades complementares, do estudo em disciplinas de outros cursos, ou em disciplinas optativas ofertadas pelo colegiado, tais como: História da arquitetura, Conservação de materiais arqueológicos, Técnicas de moldagem, História da Arte decorativa, História da Arte moderna e contemporânea, Fotografia aplicada à conservação, Análise crítica de obra de arte, Seminários Temáticos, Libras, História da Fotografia, Conservação Materiais Orgânicos, História da Cultura Ocidental, Introdução a Conservação e Restauro de Materiais Cerâmicos, Introdução a Conservação e Restauro de Arte Contemporânea, Introdução a Conservação e Restauro de Têxteis, Introdução a Conservação e Restauro de Bens Culturais em vidro, Introdução a Conservação e Restauro de materiais pétreos, Introdução a Conservação e Restauro de pintura decorativa, Introdução a Conservação e Restauro de Bens Culturais em Metal, Conservação e restauro de livros e encadernação, Conservação e Restauro de Estuques.

7 responses

11 12 2009
Barbara Borck

como deverá ser a forma de ingresso no vestibular de inverno de 2010. será aproveitado o ENEM de 2009?
por favor preciso desta resposta para saber se me inscrevo no processo de verão.
obrigada.

5 09 2011
maria valmi karam

….sou formada em artes visuais..gostaria de saber como entrar como portadora de título?

11 09 2011
conservacaorestauro

Prezada Maria. Obrigado por visitar o site do nosso curso!

Há possibilidade de ingresso no curso de conservação e restauro por meio de seleção para portadores de diploma. Essa seleção ocorre semestralmente e quando surgem vagas no curso, em função da desistência de algum aluno. Para ficar informada a respeito destas questões é importante acompanhar o site da UFPEL, a partir da página do Departamento de Registros Acadêmicos (DRA). A seleção sempre ocorre a partir do lançamento de um edital específico para ingresso especial que sempre é publicado nesta página. Neste edital você também irá encontrar as orientações sobre como proceder.

Boa sorte!

19 12 2011
Simone

Olá. Gostria de saber se o curso é na maioria pratico ou teorico?
Obrigada Simone

24 12 2011
conservacaorestauro

Prezada simone. Obrigado por visitar o nosso site.

Nosso curso alternas prática e teoria. Tanto em disciplinas isoladas, quanto dentro das próprias disciplinas. Espera-se que os alunos possam ter sua formação se valendo dessas duas naturezas de aprendizagem, de forma articulada.

Saudações.

5 03 2012
Vanessa

Olá!
Gostaria de saber se tem como disponibilizar a ementa do curso e os horários das cadeiras. Sou aluna da Arquitetura da Ufpel e gostaria dessas informações para a matrícula especial.

Obrigada,

Vanessa

8 03 2012
conservacaorestauro

Prezada Vanessa, obrigado pela visita a nosso site.

Atualmente, por conta de incompatibilidades de arquivos, não conseguimos publicar o conteúdo que você nos pede aqui no blog do curso. De todo modo, você pode consultar estar informações junto a secretaria do curso (Rua Marechal Floriano, nº 177).

Com atenção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.132 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: