O Curso

O Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFPel objetiva formar profissionais com capacidade para planejar e implementar processos de conservação e restauração de bens culturais móveis e integrados. Enfatiza uma prática não dissociada de uma sólida base cultural, além do uso de metodologias de intervenção adequadas à realidade brasileira, sem deixar de respeitar as políticas que regulam a área e os conceitos vigentes já consolidados.

Informações Gerais

O curso é oferecido em sete semestres de 17 semanas cada. Há ainda a realização de Atividades Complementares, Trabalho de Conclusão de Curso, e o Estágio Supervisionado, que pode ser iniciado a partir dos três últimos semestres.

Requisitos de Acesso

Para ingressar no Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, o aluno deverá ter concluído o ensino médio e ser aprovado no processo seletivo adotado pela UFPel. O curso de Conservação e Restauro é oferecido apenas uma vez ao ano, sempre no vestibular de inverno.

Profissão: Conservador/restaurador de bens culturais móveis.

Número de vagas: 36

Turno: Noturno

50 respostas

22 03 2010
Gustavo Bizarro

Olá!! Estou interessado em cursar o Relativo Curso e gostaria de informações de como posso fazer para entrar como Portador de Título, pois sou Graduado em Design Gráfico.

26 04 2010
conservacaorestauro

Prezado Gustavo
O ingresso para portadores de título é disponibilizado via edital no link do DRA na página da UFPel (www.ufpel.edu.br).
Fique atento aos editais, não há previsão de quando eles saem, geralmente são função da disponibilidade de vagas.

5 05 2010
Alexandra Nadal

Olá! Estou Cursando o 1º Semestre do Curso Turismo e gostaria de saber se é possível trocar de Curso( no caso, REOPÇÃO) ou terei que prestar novo Processo Seletivo? Terá Vestibular de Inverno? Poderei aproveitar a minha nota do ENEM para ingressar no referido Curso? Obrigada.

10 05 2010
conservacaorestauro

Oi Alexandra
Você tem duas opções, a primeira é aguardar os editais para reopção que deverão ser diguldados em breve pelo DRA da UFPel.
No meio do ano teremos nosso processo seletivo, tudo indica que será novamente o SISU. A decisão por vestibular ou SISU é da reitoria, então, estamos aguardando pra ver qual será.
Fique atenta à página do DRA no site da UFPel.

18 05 2010
Luiz Miguel Balbuena

Ola!
Comecei a trabalhar em um espaço cultural que esta sendo criado em Campo Grande-MS que dispõe de um acervo mal conservado e em péssimo estado e gostaria de saber se é possível fazer o curso de conservação e restauro via EAD pois não posso me afastar de minha cidade.
Obrigado.

20 05 2010
conservacaorestauro

Luiz Miguel
O curso de C&R da UFPel funciona apenas na modalidade presencial, vc será bem vindo caso consiga se reorganizar e resolver fazer o curso aqui.

19 05 2010
Richard

quero prestar vestibular pra conservação e restauro…como me informo sobre o vestibular de inverno da ufpel?

20 05 2010
conservacaorestauro

Richard
Em função de reestruturação da UFPel, não sabemos ainda se, no meio deste ano, o processo seletivo será através de vestibular ou SISU.
Fique atento à página do CES da UFPel (há um link na página da Universidade à esquerda)

3 06 2010
Ana

Olá! gostaria de saber se não há o curso de conservação e restauração de documentos separado do curso de conservação e restauro de bens culturais móveis?

4 06 2010
ANA

Olá, gostaria de saber se há o curso de restauração de documentos, separado do conservação e restauro de bens culturais móveis?

4 06 2010
conservacaorestauro

Boa tarde Ana, tudo bem?

Existe uma área dentro do curso que trabalha com a questão da conservação e do restauro de Bens Culturais em Papel, dentre eles, também os documentos.

Abraço!

13 06 2010
Fernanda

Olá !

Gostaria de saber se vocês fazem restauração de quadros pintados em grafite.
Tem um retrato da minha mãe, que é antigo e está mofado. Gostaria de saber se vocês recuperam.. e quanto cobram e onde posso me informar melhor.
Obrigada.

14 06 2010
conservacaorestauro

Prezada Fernanda, tudo bem? Como universidade pública não podemos realizar serviços e cobrar por eles. No entanto, alguns de nossos alunos podem já atuar profissionalmente com esse tido de atividade. Procure a eles, que certamente atenderam a tua demanda.

saudações!

29 10 2010
marco arcuri

Boa tarde. Este ano abrirá vestibular no final do ano também para o curso de consevacao e restauro de bens culturais movies?
Qual é a relacao candidato vaga?
grato

16 11 2010
conservacaorestauro

Prezado Marco.

Obrigado por sua visita ao nosso site.

O ingresso no Curso ocorre sempre na seleção de inverno, seja pelo vestibular, seja via SISU. Ou seja, neste ano, no verão, não haverá vagas para o curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, somente haverá, 36 vagas, na seleção de inverno, provavelmente, a partir de abril, ou maio, do ano de 2011.

Saudações!

12 12 2010
Mathias

Boa tarde.

Eu sou do Rio de Janeiro e estou muito interessado em fazer o curso de vocês.
Eu gostaria de saber se o curso é bacharelado e se não for gostaria de saber se existe alguma previsão de isso acontecer.

E também gostaria de saber se com esse curso eu posso puxar materia do curso de história e poder ser habilitado também em dar aula de história.

E também gostaria de saber como está o mercado do mesmo para concursos públicos.

desde já agradeço. E semestre que vem estou ai com vocês.

5 01 2011
conservacaorestauro

Prezado Mathias. Obrigado pela visita ao nosso site. Sim, o curso já funciona como curso de bacharelado. No caso do aproveitamento de disciplinas, todas aquelas disciplinas que você já cursou em outro curso de graduação, tendo sido aprovado nelas, e que têm equivalência de conteúdo e de carga horária, você pode pedir dispensa. Isso ocorre por meio de um trâmite específico na universidade, que você faz depois de ingressar no curso. Para ser professor de história você precisar cursar um curso de licenciatura em história, ao menos para o ensino básico. Em cursos superiores, você precisa ter pós-graduação, e a graduação em conjunto com a pós-graduação que será solicitada, dependerá do interesse e da demanda específica da instituição que pretende contratar o professor. Infelismente não temos dados gerais sobre o número de concursos públicos na área da conservação e do restauro no Brasil. No entanto, ao menos na universidade federal de Pelotas, nos últimos dois anos, três profissionais já foram contratados via a realização de concurso para trabalhar com conservação e restauro.

Saudações e boa sorte!

2 01 2011
debora ferrainolo

gostaria de informações sobre o vestibular de inverno, quais as matérias que caem,pois estou a muito sem estudar. Gostaria também de saber sobre a mensalidade e o material didático. Desde de já agradeço. um abraço a todos e um feliz ano novo!!

5 01 2011
conservacaorestauro

Prezada Débora. Obrigado pela visita ao site do curso.

Para ingressar no curso você precisa realizar a prova do enem, e com a nota que obtiver lá, realizar sua inscrição no SISU para disputar vagas. Os conteúdos que caem no enem são amplamente divulgados na imprensa. O curso é de uma universidade pública e não cobra mensalidades.

Saudações!

23 02 2011
Priscilla

Olá.

Gostaria de saber se já foi decidido o processo de seleção para o vestibular de inverno. Caso seja o sisu, há alguma previsão de data para inscrição ?

Grata.

29 03 2011
conservacaorestauro

Prezada Priscila. Obrigado por sua visita ao Blog do Curso.

Para o segundo semestre de 2011 o processo seletivo principal para ingresso no curso, ocorrerá por meio do SISU, quando os candidatos lá inserem suas notas obtidas no Enem.

Infelismente o MEC ainda não divulgou o calendário do SISU para o segundo semestre.

Saudações!

24 02 2011
silvia

Sou brasileira, porem estudo Conservação e Restauração de Bens Culturais na Argentina, no Instituto Universitário Nacional de Artes (IUNA). Já cursei 22 matérias. Gostaria de saber se existe possibilidade de solicitar transferencia para continuar cursando nessa faculdade. E quais seriam os requisitos, caso isto seja possível. Fico na espera de resposta. Atenciosamente.

29 03 2011
conservacaorestauro

Prezada Sílvia. Agradecemos seu contato e interesse.

Infelismente não sabemos o procedimento correto para pedido desta transferência, ou mesmo da viabilidade dela, pois ainda não tivemos nenhuma experiência de transferência semelhante na rotina do curso. No entanto, sugerimos que entre em contato com o DRA, Departamento de Registros Acadêmicos, ou com o DIPI, Departamento de intercâmbio, para solicitar maiores informações ou orientações.

Saudações e Boa Sorte!

24 03 2011
camyla

Boa noite.
Gostaria de saber se um professor de história pode atuar na área da restauração. E se existem cursos técnicos nessa área.

31 03 2011
conservacaorestauro

Prezada Camila. O profissional de história muitas vezes acaba trabalhando com a preservação dos bens culturais, no entanto, ele não recebe formação para este tipo de atividade e acaba sendo necessário a realização de cursos de pós-graduação, especialização ou formação complementar na área. Esse é um assunto delicado, pois muitos profissionais que não recebem formação específica e as vezes acabam comprometendo nosso patrimônio cultural de forma irreversível. No entanto, com a regulamentação da profissão do conservador/restaurador em curso, essas atribuições profissionais serão de competência exclusiva do conservador/restaurador de bens culturais.

Saudações!

8 05 2011
clarice

Ola! sou bacharel em pintura formada em 1981, gostaria de saber se há possibilidades de ingressar no curso como portadora de título, ou se ja existe o curso de pos graduaçao na área. Tenho interesse em restauro de esculturas.Obrigada!

29 05 2011
conservacaorestauro

Prezada Clarice. Obrigado por visitar o site do nosso curso.

Existe a possibilidade de ingressar no curso como Portadora de Título. No entanto, isso só ocorre quando há desistência de alunos, o que abre uma vaga, por aluno desistente do curso. Se for o caso, semestralmente, o Departamento de Registros Acadêmicos lança editais específicos para ingresso como portador de títulos. Você pode acompanhar estes editais a partir do site abaixo.
http://www.ufpel.edu.br/alunos/
Abraços e boa sorte!

28 05 2011
Charleston

Ola, sou do rio e quero saber se posso realizar a prova do enem aqui mesmo e iniciar todo o processo academico ainda no rio para estudar em pelotas. se nao, qual procedimento devo fazer?
Grato!

29 05 2011
conservacaorestauro

Prezado Charleston.

Para disputar vagas no curso, você pode realizar o enem no local mais próxima da sua casa. Depois disso, com a nota que você obter no Enem, você irá disputar a vaga através do SISU. Se você conseguiu a vaga no curso, depois disso, o processo de matrícula ocorre diretamente com a Universidade, por meio do Departamento de Registros Acadêmicos, o DRA. Aqui está o site do DRA http://www.ufpel.edu.br/alunos/

Saudações!

30 05 2011
Amélia

Oi, eu desejo ingressar no curso de conservação e restauro, e vejo que terei de me inscrever no sisu do segundo semestre. Minha unica dúvida é se existe previsão para a abertura do processo seletivo? Obrigada.

30 05 2011
conservacaorestauro

Olá Amélia, tudo bem? Que bom seu interesse pelo curso de conservação e restauro! Não sei se você sabe mas as inscrições do ENEM já estão abertas no site http://enem.inep.gov.br/ e logo após voce deve ficar atenta no site no sisu em http://sisu.mec.gov.br/ . Ok! Boa sorte e estamos a sua espera!

31 05 2011
claúdia

Oi, quero saber como serão selecionados os candidatos esse ano?
obrigadaa

1 06 2011
conservacaorestauro

Prezada Cláudia!

Obrigado por visitar nosso site!

Neste ano os candidatos disputaram vagas para o curso, por meio do SISU, utilizando as notas obtidas no ENEM.

Saudações!

3 08 2011
jucielle

olá,
sou formada em quimica e gostaria de saber se é possível me profissionalizar na área? e como proceder.

8 08 2011
conservacaorestauro

Prezada Jucielle, tudo bem? A química é uma área importante dentro da conservação e do restauro. Há alguns cursos de especialização e mestrado na área do restauro no Brasil e você pode desenvolver um projeto procurando aproximar as duas áreas. Existe na UFPEL o mestrado em memória social e patrimônio cultural, com uma linha de pesquisa aproximada a área do restauro, quem sabe não é uma possibilidade? Você também pode realizar uma nova graduação, o nosso curso, por exemplo, e aproveitar os conhecimentos que você já adquiriu no seu curso anterior.
Abraços!

26 10 2011
Camila

Olá gostaria de saber Qual é o número de candidatos por vaga, e se é só pela nota do ENEM que posso tentar uma vaga neste curso??

9 11 2011
conservacaorestauro

Prezada Camila, obrigada por visitar nosso site!

Infelismente não temos como informar o número de candidatos por vaga para o próximo processo seletivo, pois esse número varia conforme o processo seletivo, via SISU, com o uso da nota do ENEM, vai se desenvolvendo. No entanto, no último processo seletivo, o número foi de cerca de nove candidados por vaga, em um total de 36 vagas para ingresso no segundo semestre. Os processos seletivos para o curso, no SISU, normalmente têm ocorrido no segundo semestre do ano.

Boa sorte!

25 03 2012
Bernadete Dias Cardoso

Boa noite, estou cursando tecnico em biblioteconomia na ifrs em Poa, desejo saber se o enem que fiz para ingresar na ifrs é valido ou tenho que fazer outro, estou interessada no curso de restauro e assim que me formar, faltão dois semestres estarei em Pelotas para curso de restauro, obrigada e até o segundo semestre de 2013

19 04 2012
conservacaorestauro

Prezada Bernardete!

tudo depende da “Data de validade” do seu Enem. Se o resultado ainda estiver vigente, você precisa apenas utilizar o resultado no próximo processo seletivo do SISU.

Boa sorte!

20 04 2012
Tânia

Quando que vai ter o processo seletivo de inverno? como eu saberei o início das inscrições?

1 05 2012
conservacaorestauro

Prezada Tânia!

Ainda não foi divulgado o calendário oficial sobre o próximo processo seletivo. Porém, quando ele estiver pronto, será publicado junto a página da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Boa sorte!

13 07 2012
Francielen

Ola!
Sou futura aluna do curso e gostaria de saber os horarios das aulas, pois moro em outra cidade e preciso saber se os horarios coincidira com os horarios dos onibus.
Desde ja, obrigada.

25 09 2012
conservacaorestauro

Seja bem-vinda! As cadeiras obrigatórias são no turno da noite, das 19h as 22:30. Algumas dessas cadeiras eventualmente são ofertadas a tarde ou a manhã!

4 01 2013
Simone

Olá!
Gostaria de saber se o curso de conservação ainda está sendo desenvolvido? Pois não está aparecendo na lista de cursos de graduação na página da UFPEL.
Desde já agradeço pela atenção!

28 05 2013
conservacaorestauro

Não Simone o nosso curso já existe desde 2008! Visite-nos!

22 02 2013
Renata

Olá! Gostaria de saber se o curso começa após a seleção ou apenas no início do outro ano.

28 05 2013
conservacaorestauro

Começa dia 7 de outubro de 2013!

11 04 2013
Rafaela

Ola, gostaria de saber se eu sendo formada em outra universidade posso entrar como portadora de diploma na UFPEL?

28 05 2013
conservacaorestauro

Por enquanto a entrada no curso se dá somente através do ENEM (SISU). Obrigado!

12 04 2013
Valéria Kaminski

Olá bom dia,
Sou do Paraná e gostaria muito de saber como é a área de trabalho de Conservador/Restaurador, pois pretendo me mudar para Pelotas para cursar essa graduação. Pelo fato de ter de me mudar, e não conhecer ngm daí, me sinto um pouco presa ao medo de cursar uma profissão e ter dificuldade em exercê-la;
Já me formei em Lic. em Artes Visuais, e sei que o campo de trabalho de professor de artes é amplo.
Mas, e de restaurador/conservador? Possui carência deste profissional? Os alunos que se formam conseguem exercer a função logo em seguida, ou é complicado de encontrar onde trabalhar?

Fico no Aguardo, e desde já agradeço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.042 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: